Monday, September 13, 2010

Slam Poetry



O que é o Slam?
Quem me responde?
O que é... o Slam?
O Slam é algo que te bate na cara,
fere-te a alma
e expõe-te ao que mexe contigo... ou não.

Slam...
Palavra simples que reduz um aglomerado de ideias,
umas vezes vãs, outras cheias de essência,
com algo que é bem mais que um nada projectado de forma difusa.
Nunca se sabe o que se esperar.
Pode ser algo simples,
complexo,
deixar alguém perplexo,
indiferente,
incomodado,
acomodado,
petrificado,
sentado,
acordado,
fazer mesmo acreditar em tretas
disparadas e envoltas em bonitas palavras...
Mas BAM,
o Slam vem e arrebata.
Tanto quanto não seja,
pelo menos é capaz de por 2 ou 3 paspalhos a ouvi-lo.

Pode até te marcar,
mas não muda a tua vida.
Acabas por manter os mesmo hábitos,
as mesmas rotinas,
a mesma personalidade,
a mesma atitude,
as mesmas ideias,
a mesma forma de pensar.
Poderias até mudar, mas não...
Manténs-te na tua por muito que na altura
te questiones daquilo que está a ser dito,
daquilo que eu digo.

Somos todos uns palhacitos hipócritas,
em que bebemos as palavras até não podermos mais.
Temos autênticos orgasmos com certas frases/citações.
Mas a nossa vida mantém-se a mesma.

O Slam, acaba por ser fugaz...
Um autêntico murro no estômago,
mas nem precisa de remédio para passar.
Basta passares aquela porta para tudo se ir...
Não é um slam que te vai fazer reciclar,
Ser mais humano,
não só olhar para quem está em teu redor
mas fazer igualmente por eles...
por eles... por ti...

Revoltaste no momento....
e até podes carregar isso contigo durante vários dias.
O efeito prático acaba por esbarrar-se no muro da indiferença
que construímos dia atrás de dia atrás de dia.

O Slam não faz nada por ti.
Olha para mim....
Aqui a falar, chamo-te estúpido ou estúpida para o efeito.
E tu nada fazes....
Sabes que eu tenho razão,
mesmo que abanes a cabeça a dizer não...

Repito...
O Slam nada faz por ti
E por muito que negues é teu o poder de mudar,
mostrar-me que estou errado.
Até admito que pode ser bem o caso...
Prova-me....
Prova-me o contrário.
Prova o sabor dos meus lábios e diz-me....
diz-me que não os queres voltar a provar.

É pura divagação, é certo
imagens construídas de ilusão
que furam e perfuram a alma inerte.

O slam é glam que se sente na pele,
dela, dele,
cheio de vibração,
emoção que toca e fica...
ou talvez não...
ou talvez não...

Bem, creio que não me devo alongar
em tamanha explanação.
É o slam e como tal não necessita de apresentação.

Vamos terminar com mais uma bombinha???
vaaaaaaaamos.....
ou não...
Seria tão fácil.
Não crês?


No comments: