Monday, March 26, 2007

Ainda na ressaca de ontem...

Portugal deveria ter ser governado por dois primeiros-ministros. Um, alguém democraticamente elegido pelo povo que por muito má escolha se acabasse por revelar(como todos aqueles que os portuguese elegem...) seria sempre fruto da escolha dessa mesma democracia. O segundo, uma reencarnação Salazarista para governar todos aqueles que o apreciavam como governador, como censor-mor e expoente máximo de uma nação de cordeiros, submissa e que querem a sua voz abafada e silenciada, bem como todas as suas acções que vão contra o "estado" reprimidas. Assim, todos seremos felizes. Eu, pessoalmente fico-me pela primeira opção. Sempre sou livre de dizer o que penso quando, por exemplo, algo não está bem. Da mesma forma que sou livre de apontar o que é feito de bom e o que podemos melhorar.

Como referido no Coisas e Causas:

Na minha opinião só há um grande português porque (como ontem disse Leonor Pinhão umas 49 vezes e meia no documentário emitido no canal público) sem ele não havia Portugal. Senão vejamos:
Sem D. Afonso Henriques Camões e Pessoa não tinham deixada a sua grande herança à língua portuguesa, quanto muito tinham escrito em Castelhano.
Sem D. Afonso Henriques Salazar não tinha sido ditador (talvez o único erro que se possa apontar ao nosso primeiro rei) e Cunhal não lhe tinha feito oposição.
Sem D. Afonso Henriques D. João II nunca teria sido Rei de Portugal, o Infante D. Henrique nunca teria sido o grande instigador da expansão portuguesa e o Marquês de Pombal não tinha reconstruído Lisboa.
Sem D. Afonso Henriques Aristides de Sousa Mendes não tinha sido cônsul, logo não tinha salvo 30 mil pessoas das mãos de Hitler e, por fim, sem D. Afonso Henriques Vasco da Gama teria andado a navegar, tal como Colombo, ao serviço da Coroa Espanhola.

in Blog coisas e causas
E como tal, Grande Português é só um, D. Afonso Henriques e mais nenhum.

E com isto está tudo dito, Olé!!!!

2 comments:

Anonymous said...

Agradecido pela referência. De facto, esta 'eleição'é uma vergonha para todos nós...

Hugo Real

coisasecausas.wordpress.com

Anonymous said...

Olé sim. Uma vez que abomino o nome Afonso mas gosto de democracia, venho comunicar-te que decidi conceder-te autorização para dares esse nome não a um futuro petiz, mas a um dos cães da matilha que pretendo ter.